Vigas
Uma viga de aço é um item sujeita às cargas transversais, normalmente utilizada no sistema laje-viga-pilar, para repassar os esforços verticais da laje para o pilar ou transmitir uma carga concentrada, caso a mesma sirva de sustentação a um pilar, feita em aço, mas também podendo ser produzida em outros materiais, a viga transfere o peso das lajes e o demais produtos a todas as colunas.
Vigas de aço são estruturas metálicas indispensáveis em uma construção, uma vez que servem para sustentar, equilibrar e distribuir o peso das edificações. Para quem trabalha com esse material ou até mesmo quem pretende fazer algum tipo de obra, é fundamental conhecer os tipos de vigas de aço.
Veja quais são as variações das vigas de aço e como utilizá-las de acordo com o tipo de obra que irá realizar.
Conheça os tipos de vigas de aço
No mercado você vai encontrar vigas de vários perfis, representadas por letras. Com isso, vamos apresentar as características e vantagens das vigas I, U, W, H e L. A utilização de cada tipo de viga é determinada pela obra que será executada. Conheça cada uma!
Viga I
As vigas em formato I são próprias para obras de construção civil, em indústrias metalúrgicas, na construção de grades e portões, esquadrias, corrimão de escadas, construção de chassi de ônibus e caminhões, além de serem indicadas para trabalhos em serralherias.
Geralmente, as vigas em I são usadas em construções de lajes e coberturas. Inclusive, as vigas usadas em lajes dispensam a necessidade de várias colunas, o que reduz o custo do projeto. Isso acontece porque a viga em I é resistente e reduz o peso das estruturas.
Também são encontradas esse tipo de viga na construção de grandes galpões, shoppings centers e mezaninos.
Algumas das vantagens das vigas em I são:
Facilidade na montagem e aplicação;
Mais possibilidades na hora da instalação;
São resistentes, leves e tem maior durabilidade;
Podem ser usadas em instalações hidráulicas e elétricas.
Viga U
A viga na forma de U é usada em aplicações que precisam de maior robustez, tais como monovias, escoramento, estrutura de sustentação, equipamentos de transporte, implementos agrícolas, vigamentos, entre outras.
Devido a sua composição química, as vigas proporcionam uma boa soldabilidade aliada a uma ótima resistência mecânica. Além disso, as peças se encaixam com perfeição nos locais onde devem ser colocadas, facilitando o seu armazenamento.
Algumas das vantagens das vigas em U:
Resistência mecânica;
Excelente soldabilidade;
Redução de peso das estruturas;
Facilidade de encaixe e armazenamento.
Viga W
As vigas no formato de W são usadas para dar suporte de estruturas como pontes, colunas, torres de energia, painéis, placas de sinalização, galpões, entre outras. Elas possuem mais resistência e solidez em sua composição.
Esse é um material que é fabricado para suportar variações climáticas, oxidações e outras condições adversas. Com isso, não perdem eficiência e nem sua funcionalidade. Podem ser soldadas sem risco de sofrer danificações.
Dependendo do seu projeto, as vigas nesse formato podem ser feitas em dimensões personalizadas, atendendo às necessidades do que será feito. Tomando todos os cuidados necessários, com a manutenção e operacionalização, as vigas em W tem uma vida útil extensa.
Vantagens das vigas em W:
Mais eficiência e funcionalidade;
Resistentes a variações climáticas;
Mais leves que outras formas tradicionais;
Baixo custo e instalação simples e rápida;
Precisão na concordância entre a alma e as abas;
Confeccionadas em diferentes tamanhos e medidas;
Uniformidade da composição química e das propriedades mecânicas.
Solicite um orçamento agora mesmo!
Onde estamos
Localização:
R. Luís Gonzaga Ribeiro, 450 – Jardim Regina, Pindamonhangaba – SP
Email:
vendas@cesaraco.com.br
Telefones:
+55 (12) 3950-0060